Disparitions
Livro, capa mole, fotomontagem, impressões em papel rhodoide
14,8 x 21cm
2019
A série Disparitions (Disaparecidos) expõe diferentes maneiras de aparecer e desaparecer da vista, confrontando o documento de arquivo com condições fragmentadas de visibilidade. Privados de seu contexto original, os protagonistas retratados não são mais pessoas de historicidade comprovada, mas personagens com ações ambíguas.
Le baigneur (O banhista), originário de Coney Island, Nova York", fotografado pelo fotógrafo Garry Winogrand, torna-se um estranho homem decapitado. O general da SS capturado pelo fotógrafo Lee Miler, encontrado morto por suicídio após a liberação dos campos de concentração, torna-se um "dorminhoco". Os famosos movimentos de manifestação originalmente desencadeados pelos comícios de maio de 68 nas cidades de Paris e Bordeaux em Les coureurs (Os corredores) e La rencontre (O encontro) entrem em diálogo com Le danseur (O dançarino), símbolo dos protestos estudantis do 4 de maio de 1970 na Kent State University, em Ohio, onde a polícia disparou 67 vezes em poucos segundos na direção dos estudantes, matando quatro pessoas e ferindo nove.
Por meio desse novo status, que desfoca os fatores de identificação das cenas retratadas, o que ocupa esses novos personagens são suas histórias hipotéticas, possibilitadas pela adição de um fundo neutro que não permite ao olho de se dispersar.
Exposição organizada pelos alunos do Master Arts plastiques - Théorie et pratique da Faculté des arts de l'Université de Strasbourg, sob a direção de Chiara PALERMO e Frédéric CAILLARD, e com o apoio da ACCRA, da Faculté des Arts (Université de Strasbourg) e do IdEx da Université de Strasbourg, como parte das Journées de l'Architecture 2018.
Artistas expostos : Jing Bai, Diana Ianakieva, Cynthia Montier, Yannick Tossing et Juliana Zepka.