FR/EN

Juliana Zepka é uma artista franco-brasileira. Ela vive e trabalha em Paris.

Seu trabalho explora as dimensões espectral e memorial da imagem e do arquivo no contexto de suas políticas de reprodução, de digitalizaçãoe e de restituição. Em 2022, ao final de sua graduação no Sandberg Institute (Amsterdã), ela escreveu um manifesto sobre o anarquivo, a pedra angular de sua pesquisa artística: o estudo do arquivo por meio de suas páginas brancas, por meio do invisível, do fictício, do anônimo, do(s) esquecidos(s).


Desde 2021, ela forma uma dupla com o artista sonoro doutorando em direito Thibault Mechler. Suas práticas combinadas exploram as relações entre espaço, som e memória por meio do conceito de "paisagens sonoras". Ela também trabalha sob encomenda para conceber conteúdo visual (gráficos, web design, vídeo) para artistas, instituições culturais e associações.

Come As You Are (News from Absurdistan)

5 caixas de papelão, fotomontagem

Tamanho da impressão: 29,7x42cm

2019

Come as you are (News from Absurdistan) é uma instalação feita de cinco caixas de papelão cobertas com colagens que combinam imagens de arquivo e screenshots de publicações da página satírica do Facebook 'News From Absurdistan'. As publicações selecionadas do Facebook, que relatam eventos reais mas absurdos, são colocadas contra imagens de recortes de jornais digitalizados. O diálogo criado pela fusão dessas diferentes fontes de informação tende a obscurecer o contexto e a própria origem da informação e acaba veiculando um significado alternativo e híbrido. A série tem como objetivo de questionar os excessos e a simplificação dos hábitos de consumo de mídia em um contexto de informações fragmentadas e de pós-verdade.


A forma dos objetos em exposição é baseada na emblemática caixa do Happy Meal, comercializada pelo gigante do fast food McDonald's desde 1979, como um símbolo da ligação entre o consumo em massa e a cultura pop em torno de um processo de abundância. O título Come As You Are foi inspirado da musica homônima do álbum Nevermind (1991) da banda de contracultura Nirvana, que foi posteriormente reapropriada pelo McDonalds como slogan de marketing em 2008.