FR/EN

Juliana Zepka é uma artista franco-brasileira. Ela vive e trabalha em Paris.

Seu trabalho explora as dimensões espectral e memorial da imagem e do arquivo no contexto de suas políticas de reprodução, de digitalizaçãoe e de restituição. Em 2022, ao final de sua graduação no Sandberg Institute (Amsterdã), ela escreveu um manifesto sobre o anarquivo, a pedra angular de sua pesquisa artística: o estudo do arquivo por meio de suas páginas brancas, por meio do invisível, do fictício, do anônimo, do(s) esquecidos(s).


Desde 2021, ela forma uma dupla com o artista sonoro doutorando em direito Thibault Mechler. Suas práticas combinadas exploram as relações entre espaço, som e memória por meio do conceito de "paisagens sonoras". Ela também trabalha sob encomenda para conceber conteúdo visual (gráficos, web design, vídeo) para artistas, instituições culturais e associações.

Ghosts in Archive, Ghosts of Protest

Publicação

19 cópias, capa mole, impressão em tinta, papel fosco

Impresso e encadernado no Sandberg Institute, Amsterdã

2023

O arquivo chega até nós por meio dos sentidos, mas também por meio de sua qualidade presente: se o arquivo é, se ele constitui uma impressão, uma prova, um testemunho de um passado presente, ele ainda precisa ser recebido por um destinatário, (re)ativado, reconhecido para existir.

Ghosts in Archive, Ghosts of Protest: an artistic experience of spectral inquiry (Fantasmas no arquivo, fantasmas de protesto: uma experiência artística de investigação espectral) é uma tentativa de ativar a presença de espectros nos arquivos do Instituto Internacional de História Social (Amsterdã) - espectros de seres e os protestos que eles desencadearam. Essa pesquisa coletiva, baseada na especulação, na investigação histórica e na intervenção artística, nos convida a questionar o arquivo como um "sepulcro do passado", investindo as histórias pessoais ligadas a ele. O projeto consiste em uma publicação impressa e gravações em fita cassete de áudio feitas pelos participantes do programa F For Fact no Sandberg Institute, Amsterdã, Holanda.


Foi produzido durante o workshop "Ghosts in Archive, Ghosts of Protest" realizado no International Instituto Internacional de História Social em março de 2023.


Contribuições de : Julius Barghop, Mathild Clerc-Verhoeven, Janis Eckhardt, Alexander Khudokon, Olya Korsun, Anna Tamm, Bart Haensel, Aleksandra (Sasha) Kulak, Nina van Tuikwerd, Chung Sze Kwok, Roosje Verschoor, Pedro Gossler, Vinzenz Leutenegger, Edy Wassink, Viktoriya Kalashnikova, Juliana Zepka.

Design: Nina van Tuikwerd