FR/EN

Juliana Zepka é uma artista franco-brasileira. Ela vive e trabalha em Paris.

Seu trabalho explora as dimensões espectral e memorial da imagem e do arquivo no contexto de suas políticas de reprodução, de digitalizaçãoe e de restituição. Em 2022, ao final de sua graduação no Sandberg Institute (Amsterdã), ela escreveu um manifesto sobre o anarquivo, a pedra angular de sua pesquisa artística: o estudo do arquivo por meio de suas páginas brancas, por meio do invisível, do fictício, do anônimo, do(s) esquecidos(s).


Desde 2021, ela forma uma dupla com o artista sonoro doutorando em direito Thibault Mechler. Suas práticas combinadas exploram as relações entre espaço, som e memória por meio do conceito de "paisagens sonoras". Ela também trabalha sob encomenda para conceber conteúdo visual (gráficos, web design, vídeo) para artistas, instituições culturais e associações.

Romance & Nostalgie

Fanzine, Auto-publicação

18 páginas, capa mole, encadernação grampeada, 21x29,7cm

2020

Exposição

2020: Lançamento no CEAAC, Estrasburgo (FR)

Romance & Nostalgie usa a colaboração de diferentes artistas e práticas artísticas para repensar nossos vínculos físicos e emocionais com coisas, pessoas e lugares, sejam eles materiais ou imateriais, reais ou digitais. Esta primeira edição do fanzine aborda deliberadamente temas que foram surexplorados no mundo da arte, baseando-se em seus clichês, no kitsch e no condicionamento cultural para explorar a maneira como eles são, antes de tudo, imagens, prendendo-nos em representações e expectativas padronizadas e, ao mesmo tempo, inspirando interpretações subjetivas e íntimas.


Artistas e colaboradores: Elisa Klein, Philippe Nguyen, Sophie Prinssen, Elie Stn, Ivan Tarrieu, Joel Therin, Juliana Zepka.