FR/EN

Juliana Zepka é uma artista franco-brasileira. Ela vive e trabalha em Paris.

Seu trabalho explora as dimensões espectral e memorial da imagem e do arquivo no contexto de suas políticas de reprodução, de digitalizaçãoe e de restituição. Em 2022, ao final de sua graduação no Sandberg Institute (Amsterdã), ela escreveu um manifesto sobre o anarquivo, a pedra angular de sua pesquisa artística: o estudo do arquivo por meio de suas páginas brancas, por meio do invisível, do fictício, do anônimo, do(s) esquecidos(s).


Desde 2021, ela forma uma dupla com o artista sonoro doutorando em direito Thibault Mechler. Suas práticas combinadas exploram as relações entre espaço, som e memória por meio do conceito de "paisagens sonoras". Ela também trabalha sob encomenda para conceber conteúdo visual (gráficos, web design, vídeo) para artistas, instituições culturais e associações.

The Overview Project

Instalação visual e sonora

Filme de 35 minutos feito de videos de arquivo

Gravações de peças-arquivos no órgão de Notre-Dame de Guebwiller (França)

2022

Exposição :

2023 – On the Brink of Remembering, Kunstverein Freiburg, REGIONALE 23 (DE)

2022 – Tempel Amsterdam (NL)

Quem cria as informações que recebemos, as imagens que vemos? Com que finalidade elas são geradas, qual é o nosso entendimento sobre elas e, acima de tudo, como elas sobrevivem à memória e ao tempo? O que resta das grandes histórias e figuras históricas? Dos anônimos, dos esquecidos?


Ao confundir a memória coletiva do estado com a memória individual íntima, The Overview Project é inspirado das sensações físicas e cognitivas quase universalmente descritas durante as viagens espaciais, quando de repente, se tornou possível observar nosso mundo "de cima". A instalação é construída em torno de um diálogo entre imagens de arquivo históricas e uma trilha sonora composta no órgão Cavaillé-Coll de Notre-Dame de Guebwiller. Seriamente danificado na época das gravações, o motor sem fôlego do órgão é o espelho de um mundo instável e exausto. A instalação oferece um espaço-tempo meditativo e imersivo, seguindo os passos daqueles que tiveram a fascinante experiência de contemplar, como observadores oniscientes, o estado de um mundo cujas relações de escala foram repensadas.


Uma colaboração com o artista sonoro Thibault Mechler. A peça pode ser executada ao vivo ou como uma instalação.